Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Yaguareté-abá

"Pensando aqui em como sou linda..."

Oi pessoas!
O post de hoje é sobre uma lenda do folclore guarani do sul do Brasil e norte da Argentina: o Yaguareté-abá ou Capiango ou "homem-onça" ou "homem-tigre" ou até mesmo "homem-leopardo".
A lenda é parecida com a do lobisomem: um humano que se transforma em animal. A diferença é que no Yaguareté-abá há todo um ritual místico para a transformação, ou seja, a metamorfose é opcional, é voluntária, ao contrário do lobisomem que, segundo algumas lendas, basta tomar um banho de Lua e o coitado já começa a ganhar pêlos, garras, etc.

Lobinhos Lobisobens do mal

Pois bem, de acordo com a lenda, um feiticeiro ou bruxo utiliza o couro da onça, incensos e penas de galinha, e numa noite, não sei em qual Lua, eles andam sobre o couro da esquerda para a direita fazendo suas orações, enquanto ocorre a transformação. Após o ritual, já transformados, eles saem para caçar e quando estão de papinho cheio, voltam para realizar o ritual ao contrário, da direita para a esquerda, para retornarem à forma humana.

Desenho de um Yaguareté-abá

Os indígenas dizem que o Yaguareté-abá é maior e mais feroz que uma onça normal e gosta de se alimentar de carne humana, carne de mula ou de vaca (exigente, né?).

A transformação do homem em Yaguareté-abá - Pintura de Jorge Bernard

Outra pintura de Jorge Bernard

De acordo com a lenda, para matar um Yaguareté-abá é preciso que as armas (as balas ou as lâminas) sejam benzidas por um feiticeiro de alguma aldeia e é necessário decapitar a criatura. Após a morte, ela retorna à forma humana.

*Medo*

Criatura pulando em caçadores. Seria o Yaguareté-abá também um justiceiro?

O Yaguareté-abá aparece em um episódio da série Grimm, aliás, uma gangue deles!

 Olha o gângster aê...

E agora, pra finalizar:

Como não amar? <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário