Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Geishas - Gueixas

 Geisha

Oi! Oi! Oi! Danza Kuduro!
Oi pessoas!
Hoje vou falar um pouco dessas moças lindas que são as Geishas (ou em português Gueixas).
Geisha significa "pessoa de artes". Por que? Porque as mocinhas desde novinhas recebem treinamento e disciplina para manifestações artísticas e culturais, desde dançar com leques na mão até servir chá da maneira milenar e tradicional japonesa.
Como começou? Por volta do século VII ou VIII (sim, bem antigo isso) começaram a surgir os bairros para diversão (bebida, danças, e claro, sexo), onde os homens iam para...se divertir, óbvio. As prostitutas mais "tops" eram chamadas de Oiran. Elas eram atrizes e dançarinas. Suas danças eram chamadas de kabuki (que originou o teatro de mesmo nome). As Oiran podem ser consideradas as antecessoras da cultura gueixa.

Teatro Kabuki

As primeiras gueixas propriamente ditas eram homens (sim, pasmem) que entretinham os clientes que aguardavam para ver as Oiran. No final do século XVII começaram a surgir as precursoras das gueixas do sexo feminino: as adolescentes dançarinas conhecidas como odoriko. Muitas, ao chegar na fase adulta, ou se tornavam prostitutas ou seguiam pro lado artístico se tornando então as primeiras gueixas mulheres. Essas gueixas eram PROIBIDAS de vender sexo, para não atrapalharem os negócios das Oiran.

Oiran Tecsat - Antena de TV

Com a Segunda Guerra Mundial, houve um declínio de toda essa cultura. Além do fechamento das casas de chá e bares onde elas se apresentavam, muitas prostitutas se apresentavam como "gueixas" para os militares americanos. E foi aí que começou a confusão que perdura até hoje, ao acharem que gueixa nada mais é que uma prostituta japonesa.

Cores e mais cores *__*

As gueixas podem começar seus treinamentos aos 15 ou 18 anos, varia de acordo com a tradição local (em Kyoto elas começam mais jovens). As fases são shikomi (serva), minarai (fase em que observará sua mentora e aprenderá como se comportar, vestir, etc), maiko (parte mais cara do treinamento, ela receberá kimono, acessórios, calçados, tudo custeado pela casa e pagará aos poucos, após sua formação) e finalmente geisha.
Elas também aprendem a tocar instrumentos (shamisen, principalmente), cantar, conversar sobre vários assuntos de maneira a entreter o cliente, sempre.

Geishas se apresentando

Muito lindas *__*

As maikos são muito vistas nas ruas de Kyoto, principalmente na primavera, época em que há muitos festivais. Para diferenciar uma maiko de uma geisha, é simples: basta olhar suas costas. O colarinho, o obi (faixa da cintura) e a pintura da nuca são diferentes entre elas.

Maiko (esq.) e Geisha (dir.)

Detalhe da nuca de uma Maiko

Eu estive no Japão em Dezembro de 2008 e passei por Kyoto. Óbvio, saí pelas ruas procurando pelas gueixas. Não vi nenhuma. As pessoas nas ruas que me informaram sobre elas aparecerem mais na primavera. Realmente, ingenuidade de minha parte achar que elas sairiam nas ruas com aquele clima de inverno com chuva e neve, sob o risco de estragar aqueles kimonos caríssimos. A única forma de encontrá-las seria dentro das casas de chá. Custo: 180 dólares para entrar. Achei meio salgado o preço e não fui. Me arrependo até hoje.

Geisha servindo chá

Apresentação com leques ao som de shamisen

Como curiosidade, diziam que algumas gueixas antigas passavam uma espécie de cera nos cabelos para os penteados ficarem bem firmes e elas chegavam a ficar semanas sem lavá-los! O.o
Outro fator que eu vi nos sites, é que as maikos fazem penteados nos próprios cabelos, mas as gueixas atuais preferem usar perucas, por ser mais prático e mais seguro, pois ficar puxando a cabeleira pode causar calvície em alguns pontos da cabeça.

...

Bem, é isso.
Se for ao Japão e tiver 180 dólares, por favor VÁ VER UMA GEISHA e tire fotos! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário