Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sauna

"Era uma vez, uma sauninha no meio do nada..."

Ráaa!!! Hoje o assunto é sauna!
Gente, mas sauna é cultura?
Pois é, talvez aqui não, mas na Finlândia a sauna é uma paixão nacional!
Lá as saunas são comumente encontradas nas casas, como um cômodo anexo. A água quente da sauna é usada tanto para banhos, lavagem de roupas e é também um componente essencial na hora do parto. Sim, algumas mulheres na Finlândia optam por dar à luz na sauna!

Vista interna de uma típica sauna finlandesa

Muitos finlandeses levam seus convidados para um bom banho de sauna para relaxar e prosear. Dizem que a sauna "descongela" qualquer frieza humana, sendo também um ótimo local para reuniões de negócios (várias empresas finlandesas possuem sua própria sauna!).

Senhores fazendo a barba e tomando uma ducha após a sauna

Nas regiões escandinavas (Finlândia, Suécia, Noruega) a sauna não tem função erótica como em outros países. Muitos familiares frequentam a sauna juntos, ficando nus na frente um dos outros, sem timidez ou receio.

Rapaziada reunida na sauna
 
Bebezinhos tomando sauninha *_*

Até em cidades grandes os apartamentos possuem uma sauna pequena aquecida por eletricidade. Legal né? Segundo estudos, um banho de sauna pode reduzir dores musculares, gripes e estresse. De acordo com os finlandeses, "Se a sauna tomada juntamente com aguardente não remediar o problema, a doença é fatal!". Resumindo, tá doente? Sauna e vodka! XD

Sauna pequena, própria para o seu apê! ^^

Eu particularmente não curto muito sauna porque sempre que entro o meu nariz entope e eu fico com falta de ar, e como minha pressão já é naturalmente baixa, eu evito pra não desmaiar lá dentro. Claro que pode ser que o clube esteja regulando de maneira errada a quantidade de vapor x temperatura. Enfim, quando for à Finlândia, eu testo uma sauna típica deles e conto pra vocês. ^^

Tsc tsc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário