Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Tsaatan

 
Cheguemo!

Olá!
Muito calor aí? Aqui tá 20 graus no "arco de sonado". (Não entendeu? Clique aqui).
Para dar uma falsa sensação de friozinho gostoso pra vocês, escolhi falar um pouquinho dessa tribo que é bem desconhecida para a maioria de nós: os Tsaatan ou Dukha ou também pastores de renas, aquelas do Papai Noel.
Os Tsaatan são uma comunidade Tuva (etnia do sul da Sibéria) e habitam atualmente a região do norte da Mongólia.
Eles vivem da criação de renas. Leite, pele/couro e galhadas do animal são usados na alimentação e fabricação de roupas e ferramentas. Atualmente há programas governamentais para reporem o rebanho de renas na Sibéria, devido à sua redução, para evitar assim, o desaparecimento das tribos dependentes do animal.
 
 Aôoo

Os turistas que topam enfrentar o clima rigoroso da região se encantam pelos artesanatos dos Tsaatan e até pagam para dar um passeio com as renas.

Cochilo após o pastoreio... Zzz

No último censo a população de Tsaatan era de apenas 220 indivíduos. Pouquinho né? =/

De boa aqui, com meu cigarrinho...

Enfim, o post de hoje foi curtinho porque realmente não há muita informação sobre essas tribos isoladas. Seja pelo frio, seja pela dificuldade de comunicação (creio que ninguém aqui tem um Tsaatan entre os amigos do Facebook né?) ou seja pelo isolamento geográfico mesmo. Mas é legal saber que povos assim ainda existem. Pra mim, é como um museu ou um livro de história vivo. :)
Fotos tiradas do site do fotógrafo Jimmy Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário