"Olha a pose..."
Bom dia pessoas!
Como vocês estão? Eu estou passando mal devido a uma intoCHicação alimentar, mas creio que ninguém aqui me perguntou nada, então vamos para o post de hoje. XD
Vocês podem até não conhecer essa turma que será nosso assunto, mas com certeza conhecem as tattoos super fashions deles: os Maori.
Tattoo estilo Maori
Maori é um povo nativo da Polinésia, cuja origem data do século XIII. Devido ao longo período de isolamento, essa população se estabeleceu como uma sociedade distinta, com artes e culturas características, linguagem e mitologia únicas.
Mocinhos Maoris
A cultura Maori inclui danças, artes, lendas e, claro, as tatuagens. Apesar do impacto causado em sua sociedade após o contato com os colonos europeus, a cultura Maori sobrevive até hoje.
Mocinhas Maoris
As tatuagens Maori são mundialmente conhecidas. Para nós, rosto, mãos e pescoço geralmente ficam fora dos locais escolhidos para se fazer uma tattoo. Para os Maoris, a mais importante é feita no rosto. Quanto mais nobre ou mais importante é a posição social, mais coberto por pintura é o seu rosto.
Tatuagens faciais Maoris
Os colonos relataram muitas guerras tribais. A maioria delas pela escassez de alimento.Quando havia guerra, o inimigo era decapitado e sua cabeça era colocada numa urna sagrada. No século XIX, muitos colecionadores europeus cobiçavam as cabeças tatuadas dos guerreiros Maoris e começou então um tráfico de cabeças. Os próprios Maoris as comercializavam ou trocavam por armas de fogo, infelizmente, para sobreviver. :(
"Cabeças vão rolar... Lalalalala" - marchinha de Carnaval
Com armas de fogo e mosquetes, houve um desequilíbrio nas guerras tribais, desencadeando o extermínio de vários clãs Maoris ou a fuga deles pra outras ilhas. As doenças trazidas pelos europeus também colaboraram com a morte dos nativos. A coroa britânica, potência mundial na época, foi obrigada a intervir para evitar que as tribos fossem dizimadas.
Maoris
Em 1858 os Maoris reivindicaram soberania em reação à destruição de sua cultura nativa e foi então criado o Reino Maori e seu atual monarca é Tuheitia Paki.
Rei Tuheitia Paki - cadê as tattoos? Dexovê???
Uma tradição que perdura até hoje é o Haka, uma dança típica Maori, que demonstra paixão e identificação com a raça. É muito usada para dar boas vindas aos visitantes e para intimidar o inimigo. Atualmente a equipe de rubgy neozelandesa a utiliza antes dos jogos.
Maoris fazendo o Haka:
Jogadores fazendo o Haka pro time adversário:
Não sei quanto a vocês, mas eu ficaria com medo... Talvez nem jogaria... Talvez daria um beijo em um ali que é muito lindo... Talvez sei lá... O.o
Ah, se vocês se interessam por povos e culturas isoladas, um fotógrafo saiu pelo mundo registrando imagens de diversas tribos em diferentes continentes. O nome do projeto é Before They e o autor é o inglês Jimmy Nelson. Para acessar o site, clique aqui.
E claro, pra finalizar:
Quéin!
Assisti um filme recente com um cidadão Maori como jogador de um time Francês e suas dificuldades pra se adaptar a outro pais.
ResponderExcluirAcho que sei qual filme é, estreou na Netflix, "Mercenary". Acho que é este, né?
Excluir