Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Arca de Noé

"É o bicho, é bicho..."

Bom dia pessoas!
Hoje o tema é um assunto que muitos de vocês conhecem melhor do que eu: A Arca de Noé.
De acordo com a mitologia cristã (versão mais conhecida por aqui), Deus estava muito furioso com a espécie humana e resolveu causar um dilúvio para acabar com a humanidade. Mas entre tantas pessoas ruins, havia um homem bom, "um virtuoso homem, inocente entre o povo de seu tempo": Noé. Deus o alertou sobre o dilúvio e ordenou que uma grande arca fosse construída para salvar sua família e um casal representante de cada espécie animal. Para que o número de seres vivos permanecesse o mesmo na arca, os animais foram proibidos de procriarem.

"Vinde a mim as ovelhinhas."

O dilúvio durou "40 dias e 40 noites" e as mais altas montanhas ficaram submersas pelas águas da grande chuva. Algumas versões dizem que após a chuva cessar, a enchente perdurou por mais 150 dias, até Deus se lembrar de Noé e fez com que um vento soprasse as águas da terra.
Poxa Deus, 150 dias é sacanagy, né brother?
A arca então repousou sobre o Monte Ararate (montanha mais alta da Turquia) e Noé enviou um corvo (que reclamou) e depois uma pomba para verificar se o nível da água havia abaixado. Após algumas tentativas, finalmente a pomba não retornou, constatando então que o pássaro havia encontrado local firme para pousar.

Porque pomba branca é muito clichê... u_u

Cada religião abraâmica (cristianismo, islamismo e judaísmo) tem sua versão da história do dilúvio, com pequenas variações ao longo da história.

De acordo com as lendas, isto seria o "que sobrou" da Arca de Noé

Nós sabemos que fé não se discute, mas religião podemos discutir sim, sem brigas. E entre os próprios religiosos há diversas dúvidas como: se Noé era realmente bom, por que ele não avisou ninguém sobre o dilúvio? Realmente só havia ele de pessoa bondosa e virtuosa no mundo?

Se a arca tivesse motor...

E claro, entre os cientistas, não há dúvidas de que o relato da arca não passa de uma metáfora, como tantas outras passagens da Bíblia, Torá e Alcorão.

Minhas dúvidas:
Como predadores e presas dividiram o mesmo espaço sem caçadas? Como os animais não se reproduziram? As fêmeas tomaram injeção de anticoncepcional? Porque o chato do corvo reclamou? A expectativa de vida de alguns insetos é de 10 dias, como eles sobreviveram por 40+150 dias na arca? Por que Deus demorou 150 dias para retirar a água? Quem se alimenta, faz caca, quem limpava esse tanto de cocô? E os dinossauros? Porque foram excluídos da arca? Se eles consideram o porco um animal impuro, porque sua espécie foi salva? Houve muito desmatamento para extrair as madeiras? Deus aprovou este desmatamento?

Adivinha quem desobedeceu a regra de NÃO se reproduzir? Claro...

Na época não havia evento no Facebook...

E nos Estados Unidos um grupo de criacionistas desenvolveram um projeto para a construção de um parque chamado Ark Encounter, orçado em 300 milhões, cuja a previsão de início seria na primavera de 2014 (para eles, em março). Porém o projeto não saiu do papel, pois as doações ainda não atingiram o valor mínimo dos 50 milhões de reais.

Me julguem, mas eu achei o projeto até legal, por se tratar de uma mistura de parque, museu e zoológico. =)

 Gente, vai ser uma versão religiosa da Disney! XD

E agora, para finalizar:

No vigésimo dia do dilúvio, Noé e seus familiares já estavam exaustos e com náuseas, devido ao balanço da arca e dos incontáveis dejetos dos animais. Eis que Noé, em sua humildade e devoção, disse a Deus:
"Senhor, eu preciso eliminar esses dejetos nas águas. Caso contrário, eu e meus familiares, e também os animais, ficaremos todos doentes. Prometo que quando o dilúvio acabar, passarei a minha vida procurando por esse grande monte de cocô e limparei eu mesmo quando encontrar!"
E assim o fez. Porém Noé passou a sua vida inteira procurando pelo monte de caca e não encontrou. Mesmo após sua morte, seus descendentes também procuraram e foi em vão.
.
.
.
Cabral o encontrou em 1500.

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário