Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ramadã

Ramadã

Bom dia pessoas!
Hoje eu acordei com vontade de jogar pimenta nos olhos de vocês!
Brinks!
Mas hoje vamos falar do Ramadã. Com certeza vocês já ouviram falar dele, mas poucos tem ideia do que realmente seja.
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico (pois é meu bem, existem vários calendários, religião é plural, viu?). É neste mês que os muçulmanos praticam o jejum ritual. É um tempo para renovação da fé, praticar caridades, fazer mais leituras do Alcorão, ir mais à missa mesquita, além de ser também um tempo para refletir sobre o que você anda fazendo de errado... ou certo.

Muçulmanos na mesquita durante o Ramadã

O calendário islã é lunar. Logo, o Ramadã não é comemorado sempre na mesma data. Este ano, a previsão é de que se inicie no dia 28 de Junho, com término no dia 27 de Julho. Vale lembrar que para os muçulmanos, o ano atual é 1435.

^^

O jejum ritual é obrigatório a todos os muçulmanos que atingiram a puberdade. A primeira vez que um jovem participa do jejum é como uma passagem para a vida adulta. Estão livres do jejum: enfermos, mulheres grávidas, lactantes ou menstruadas, pessoas muito idosas ou com doença incurável. Eu não sou muçulmana, nunca li o Alcorão, então não sei informar se na crença deles mulheres menstruadas são consideradas "impuras" ou até mesmo "sujas" como em outras religiões. Mas suponhamos que seja por uma questão de saúde, pois imagine aquela mulher que a cada menstruação ela fique anêmica de tão intenso que é seu fluxo? Imagine ela fazendo jejum? E já que não tem como eles ficarem analisando cada mulher pelo seu fluxo menstrual, então eles dispensam todas de uma vez. Mais fácil.

Mulheres orando no Ramadã

O jejum começa na alvorada e termina ao pôr-do-Sol. Não se pode comer, beber nem ter relações sexuais. Também não vale ficar pensando nessas coisas, nem mentalizando aquele pedaço de pizza com bastante queijo. Hmmm

 O que não pode e o que pode fazer durante o Ramadã

Resta então duas refeições: uma bem cedinho, quase de madrugada, a su-hoor, e uma à noitinha, o iftar. O iftar também é usado para reunir a família, amigos numa celebração de fé e alegria. Atualmente, cristãos também estão participando do Ramadã, oferecendo o iftar para seus amigos do Islã. É uma desculpa dos cristãos para um boquinha livre, porque #todosgosta #todosquer.

Comidinhasssss... Hmmm... =3

Garotinha ajudando a organizar o iftar antes da galera chegar

No último dia do Ramadã, ocorre o Eid Al Fitr, que é quando a Lua Nova é avistada no céu. Há um grande banquete e um feriado de 3 dias. São distribuídos alimentos e roupas aos pobres e há sempre muita celebração.

Eu fico imaginando caso um deles solte um pum... =o

Passados dois meses após o fim do Ramadã, ocorre o Eid Al Adha ou Festa do Sacrifício. É celebrada a intenção de Abraão em sacrificar seu filho por ordem de Alá (e no fim o garoto é substituído por um carneiro). Nesta festa, que dura quatro dias, vários animais são sacrificados e servidos em banquetes para os familiares e pessoas pobres. Muçulmanos que vivem em grande centros e não podem sacrificar animais com as próprias mãos, fazem doações em dinheiro para a caridade.

Carneiros aguardando...

Já vi muitos sites metendo o pau nesta festa, falando que ocorre uma matança sanguinária. Gente, eu penso assim: se você é vegetariano ou vegan, ok, fale mal mesmo, você está sendo coerente, afinal, você não come carne. Mas se você é do tipo que todo final de semana está num churrasquinho na casa do amigo, ou se entope de bacon, não sai do McDonald's e adora um Burger King, por favor, não venha com falso moralismo ou hipocrisia. Toda carne veio de uma morte, seja por suas próprias mãos ou seja pelo funcionário do frigorífico.

"McDonald's pode!"

E, pra finalizar:

Porque tetés também rezam! *__*

Nenhum comentário:

Postar um comentário