Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vikings

Kibei mesmo! E daí?

Oiê!
Hoje cabeças vão rolar!
Pegue seu machado, sua lança, seu escudo e venha saber mais sobre esse povo da Escandinávia: os Vikings!
Os vikings foram guerreiros, comerciantes e grandes navegadores que exploraram e conquistaram diversos territórios na Europa, ilhas, chegando até na América do Norte.
Quando falamos "viking" já nos vem à cabeça a imagem de um loirão alto, forte, barbudo, cabeludo, com chapéu de longos chifres, segurando um machado ou espada numa mão e um escudo em outro, gritando, ou rugindo, e correndo ferozmente. Sinto em acabar com sua infância, mas isto é apenas uma imagem estereotipada deles. É tipo quando os gringos imaginam que os brasileiros são todos sambistas e/ou jogadores de futebol. Uns são... Outros não... XD

Hi! I'm a viking!

Pois bem. Eles fundaram povoados, também comercializavam pacificamente e não saiam arrancando cabeças sem motivos. Não se sabe como os vikings se autodenominavam. A palavra "viking" foi atribuída a eles pelo seu significado: aventureiros, piratas, mercenários viajantes. Acredita-se que a partir do século VII eles começaram a sair da Escandinávia (Noruega, Suécia e Dinamarca), emigrando para outros territórios e ilhas. Ocuparam parte da Rússia, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália e até o Oriente Médio!

Mapa representativo das viagens vikings

Os vikings chegaram aqui na América antes de Colombo, numa tentativa frustrada de colonizar a costa leste do Canadá. Como não deu certo, pegaram seu barquinho e zarparam.
Seus barcos eram chamados de "drakkar" (dragão) devido à cabeça do animal esculpida na frente. Eram barcos estreitos, compridos e muito velozes.

Representação de um Drakkar

Barco viking exposto na Noruega

Fatos curiosos sobre os vikings:

- Erik o Vermelho realmente existiu. Ele fundou várias colônias juntamente com seu filho Leif Eriksson (son: filho - Eriksson: filho de Erik). Leif chegou até a Groenlândia e costa leste do Canadá.

- Os vikings usavam lanças como Odin, supremo Deus nórdico.

Odin

- Seus capacetes não possuíam chifres. Chorem!

 Capacete viking

- Conquistaram (na verdade tomaram) a Islândia de monges irlandeses. Ah, mas também né...

- Um dos motivos que fez Leif Eriksson abandonar as colônias na América e voltar para a Europa foi a hostilidade dos índios. Viram? Se fossem tão cabra-machos e ogros igual vocês achavam que eles eram, sairiam matando enlouquecidamente a turma da Pocahontas!

- As primeiras colônias fundadas no noroeste da França ficaram conhecidas como Normandia.

- Alguns vikings ocuparam o trono inglês, como Knud II.

- A difusão do cristianismo acabou com os valores pagãos dos vikings, resultando em sua extinção.

- A escrita deles era feita com runas.

Pingentes de runas

- Vikings eram vândalos que gostavam de rabiscar o interior das mesquitas árabes.

Escrituras em runas no interior de uma mesquita

- O coelhinho da Páscoa é de origem nórdica.

- Berserks eram guerreiros vikings que não usavam armadura para se proteger, mas sim, cogumelos e bebidas alcoólicas que lhes davam uma bravura animalesca. Sob efeito de dorgas eu enfrento até mamute...

- Há uma série do History Channel que fala sobre os Vikings e eu vou te dar alguns motivos para assistir:

Esse véi doidimais

Esses cabelos medievais mais hidratados que os seus

 Esse moço bonito

Esse moço bonito estranhando o padre/bispo/whatever

Pra todos os gostos: essa moça bonita guerreira

Séquissu selvagy

Esse moço machado

Viram? Tipo, confesso que nunca vi UM episódio sequer, mas vou baixar e ver tudo amanhã!

#partiu #valhala

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ramadã

Ramadã

Bom dia pessoas!
Hoje eu acordei com vontade de jogar pimenta nos olhos de vocês!
Brinks!
Mas hoje vamos falar do Ramadã. Com certeza vocês já ouviram falar dele, mas poucos tem ideia do que realmente seja.
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico (pois é meu bem, existem vários calendários, religião é plural, viu?). É neste mês que os muçulmanos praticam o jejum ritual. É um tempo para renovação da fé, praticar caridades, fazer mais leituras do Alcorão, ir mais à missa mesquita, além de ser também um tempo para refletir sobre o que você anda fazendo de errado... ou certo.

Muçulmanos na mesquita durante o Ramadã

O calendário islã é lunar. Logo, o Ramadã não é comemorado sempre na mesma data. Este ano, a previsão é de que se inicie no dia 28 de Junho, com término no dia 27 de Julho. Vale lembrar que para os muçulmanos, o ano atual é 1435.

^^

O jejum ritual é obrigatório a todos os muçulmanos que atingiram a puberdade. A primeira vez que um jovem participa do jejum é como uma passagem para a vida adulta. Estão livres do jejum: enfermos, mulheres grávidas, lactantes ou menstruadas, pessoas muito idosas ou com doença incurável. Eu não sou muçulmana, nunca li o Alcorão, então não sei informar se na crença deles mulheres menstruadas são consideradas "impuras" ou até mesmo "sujas" como em outras religiões. Mas suponhamos que seja por uma questão de saúde, pois imagine aquela mulher que a cada menstruação ela fique anêmica de tão intenso que é seu fluxo? Imagine ela fazendo jejum? E já que não tem como eles ficarem analisando cada mulher pelo seu fluxo menstrual, então eles dispensam todas de uma vez. Mais fácil.

Mulheres orando no Ramadã

O jejum começa na alvorada e termina ao pôr-do-Sol. Não se pode comer, beber nem ter relações sexuais. Também não vale ficar pensando nessas coisas, nem mentalizando aquele pedaço de pizza com bastante queijo. Hmmm

 O que não pode e o que pode fazer durante o Ramadã

Resta então duas refeições: uma bem cedinho, quase de madrugada, a su-hoor, e uma à noitinha, o iftar. O iftar também é usado para reunir a família, amigos numa celebração de fé e alegria. Atualmente, cristãos também estão participando do Ramadã, oferecendo o iftar para seus amigos do Islã. É uma desculpa dos cristãos para um boquinha livre, porque #todosgosta #todosquer.

Comidinhasssss... Hmmm... =3

Garotinha ajudando a organizar o iftar antes da galera chegar

No último dia do Ramadã, ocorre o Eid Al Fitr, que é quando a Lua Nova é avistada no céu. Há um grande banquete e um feriado de 3 dias. São distribuídos alimentos e roupas aos pobres e há sempre muita celebração.

Eu fico imaginando caso um deles solte um pum... =o

Passados dois meses após o fim do Ramadã, ocorre o Eid Al Adha ou Festa do Sacrifício. É celebrada a intenção de Abraão em sacrificar seu filho por ordem de Alá (e no fim o garoto é substituído por um carneiro). Nesta festa, que dura quatro dias, vários animais são sacrificados e servidos em banquetes para os familiares e pessoas pobres. Muçulmanos que vivem em grande centros e não podem sacrificar animais com as próprias mãos, fazem doações em dinheiro para a caridade.

Carneiros aguardando...

Já vi muitos sites metendo o pau nesta festa, falando que ocorre uma matança sanguinária. Gente, eu penso assim: se você é vegetariano ou vegan, ok, fale mal mesmo, você está sendo coerente, afinal, você não come carne. Mas se você é do tipo que todo final de semana está num churrasquinho na casa do amigo, ou se entope de bacon, não sai do McDonald's e adora um Burger King, por favor, não venha com falso moralismo ou hipocrisia. Toda carne veio de uma morte, seja por suas próprias mãos ou seja pelo funcionário do frigorífico.

"McDonald's pode!"

E, pra finalizar:

Porque tetés também rezam! *__*

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Unicórnios

 *___*

Oi gente! Mil desculpas!
Ontem não teve post...
A semana está meio corrida. Mas hoje o assunto é bem mágico, bem místico, bem lindo, bem colorido, bem alegre e eu não estou falando da Parada Gay!
O tema de hoje é Unicórnios!

Opa, foto errada!

Unicórnios são seres mitológicos, associados à força e à pureza. São representados como um equino, geralmente branco, com um chifre espiral na cabeça. Apenas pessoas puras de corpo e/ou coração podem tocá-los. Ou seja, ninguém, porque vocês são todos um bando de sem-vergonhas!

A Virgem e o Unicórnio de Domenico Zampieri

Segundo Leonardo da Vinci, os unicórnios, ao se aproximarem de uma donzela, deixariam de lado a desconfiança e adormeceriam em seus braços. Sendo assim, os caçadores conseguiriam pegá-lo. Ou seja, todos os grupos de caçadores de unicórnios levariam consigo uma virgem pura e usariam a garota como isca. Tô te manjando caçador, to te manjando. ¬¬

 Hoppe hoppe reiter...

A criatura está presente em diversos contos e lendas. Na astronomia a constelação de unicórnio é chamada de Monoceros.

Confesso que não sei interpretar constelações... =P

Aterrissando aqui na realidade, acredita-se que um ser pré-histórico deu origem ao mito do unicórnio. Tal animal, o Elasmotherium, foi descrito por povos nativos da China e Pérsia. Há também relatos de um viajante muçulmano, Ahmad ibn Fadlan, onde ele alega ter visto povos caçando tais unicórnios por aquelas bandas.

Elasmotherium

Na Alemanha, encontraram uma suposta ossada de unicórnio. Nada mais era que um esqueleto de mamute, junto com outros ossos, montados por alguém que estava afim de trollar bastante os cientistas. Presas de narvais (ou baleia unicórnio) também passearam pela Europa rotuladas como "chifres de unicórnios", contendo poderes mágicos e curativos. O negócio é apelar pro misticismo, pois "não tá fácil pra ninguém".

Narvais fazendo rolezinho no Ártico

Explicação científica da relação dos narvais com unicórnios

Pessoas do mundo inteiro são tão fascinadas pela criatura que até se vestem como tal para serem felizes.

O que dizer desse ser que usa máscara de unicórnio e meias quadriculadas?

E, pra finalizar, um presente pra vocês:

ELE É TÃO FOFINHO!!!

XD

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Kappa

Kappas

Oi pessoal!
Hello Monday!
Hoje o assunto é uma lenda japonesa relacionada aos rios: o Kappa.
Kappa significa criança do rio. Trata-se de um espírito anfíbio (habita a terra e a água) do folclore japonês. Segundo a lenda, o Kappa é hermafrodita e é da altura de uma criança de 10 anos. Basta saber qual criança de 10 anos. Japonesa? Alemã? Irlandesa? Isso varia muito! XD

Kappa de Katsushika Hokusai

Sua pele é verde, escamosa, possui casco de tartaruga e cara de macaco. Nos pés e mãos possui membranas, o que facilita sua locomoção nas águas. Um fato característico dos Kappas é uma depressão no alto da cabeça, que armazena água para o ser manter seus poderes e força quando estiver em solo firme. Estilo o furinho da cabeça do Boto-Rosa.

Kappinha saindo da água para aterrorizar os japinhas

Os Kappas ficam aguardando suas vítimas na beira dos rios, lagos e lagoas ("Que vida boa... ôôô que vida boa... Kappa caiu na lagoa..."). Eles se alimentam de entranhas e sangue humano. Seu órgão predileto é o fígado (anemia nunca mais!). Em outros relatos o Kappa é visto como inteligente e muito honrado. Foi com eles que a humanidade aprendeu a curar fraturas ósseas (diga isso pro ortopedista).

Kappa parecendo um aborígene, pernas longas...

Para se proteger de um Kappa, você deve cumprimentá-lo várias vezes. Ele, todo educado, também irá se curvar para o cumprimento e irá derramar todo líquido de sua cabeça-pires. Assim, ele perderá suas forças e se sentirá obrigado a voltar para as águas. Gente, muito simples! Nem precisou usar força física, né? Outra maneira de se proteger é escrever seu nome e de seus familiares na casca de um pepino (alimento preferido da criatura) e jogá-lo na água. Assim, o Kappa se sente moralmente obrigado a não se aproximar dessas pessoas. A relação deste alimento com a criatura se tornou tão arraigada que o sushi de pepino é chamado de Kappa Sushi.

Alguém me explica em que lugar do mundo que macaco tem bico???

Há um desenho de 23 episódios chamado Kappa no Kaikata (Como alimentar um Kappa) em que um homem compra um Kappa num petshop (mãe, eu quero um!!!) e passa a cuidar e treinar seu novo "bichinho".

Awwnnn, que fofinho!

No Japão, alguns parques possuem estátuas de Kappas nos laguinhos, para amedrontar animar os visitantes.

Muito...Medo!

Bom pessoal, é isso!
Não se esqueçam, se virem um Kappa, façam que nem político em ano de eleições: cumprimente-o várias vezes para garantir que a aguinha da cumbuca-craniana deles derramou toda! XD

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Pandas

"Que bambu o que! Tamo tocando flauta!!!"

Oi! Hoje o post é sobre essa coisa fofa: pandas!
Todos dizem em coro: "awnnnnn!"
Como nosso blog é sobre cultura, não vou ficar entrando em detalhes sobre alimentação, habitat, cor de pelagem, porque o básico todos vocês já sabem: bambu, florestas da China, preto e branco. Combinado?

Combinado? É de comer?

Bom vamos falar então da lenda que cerca os pandas. Segundo o folclore, os pandas inicialmente eram todos branquinhos.
Tipo urso polar? Isso, tipo isso.
Os pandas brancos era amigos de uma garotinha, a caçula de quatro irmãs. Eles ajudavam a menina no pastoreio das ovelhas do pai. Um dia, apareceu um feroz tigre esfomeado e queria devorar o panda, porque ele era bem gordinho, suculento, etc. A pastorinha tentou impedir o ataque e acabou sendo morta pelo tigre.
Em sinal de luto, os pandas esfregaram cinzas nos braços e pernas e ao enxugarem as lágrimas, sujaram os olhos de cinzas também. As três irmãs da garotinha, ficaram tão tristes que se atiraram no rio. No dia seguinte, surgiu uma grande montanha com quatro picos, a Montanha das Quatro Irmãs (ou Four Girls Mountains). E de acordo com a lenda, as montanhas protegem os pandas até hoje.

Montanha das Quatro Irmãs e suas respectivas altitudes

Aposto que escorreu uma lágrima aí, hein? Aqui não, porque estou de rímel e se eu chorar, eu viro um panda. =P

=P

Agora algumas curiosidades sobre os pandas só para agregar valor ao post:
- Pandas estão em risco de extinção.
- São da ordem Carnívora. Apesar de se alimentarem de bambus, também estão incluídos em sua dieta ovos e insetos.
- Geralmente tem apenas um filhotinho, quando nascem gêmeos, a mãe não dá conta de cuidar dos dois. =/

 "Não me deixa cair mãããaaaeee!"

- O ano de 2005 foi considerado o Baby Boom dos pandas, quando 25 filhotes nascidos em cativeiro sobreviveram, contra apenas 9 em 2004. =)

 O melhor emprego do mundo, sem discussões!

- Estima-se que há apenas 1600 pandas selvagens. Mas por exames de DNA das fezes, os cientistas afirmam que esse número pode ser, na realidade, quase o dobro.
- Em 1995 um fazendeiro pegou prisão perpétua por atirar em um panda. Em 1996, dois caçadores foram condenados à morte por traficarem peles de panda. E então, desde 1997, a pena para quem matar ou ferir um panda pode chegar em até 20 anos de prisão.
- Pandas tem 6 dedos.
- Eles não hibernam, apenas saem em busca de temperaturas mais amenas.

 <3

 - Quem não ama panda é mal-humorado.

Hora de brincaaar!

- Quem gosta de panda vive mais.

E pra finalizar, muito amor em uma foto só:

*____*