Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nattô

Hmmm =P

Oiê!
Hoje é sextaaa!!! E sexta é dia de que? De dorgas? Não! De comida!
E meu objetivo desta sexta é mostrar pra vocês uma comidinha muito saudável, porém com aspecto bem repugnante para nossos olhinhos ocidentais: o Nattô.
Nattô é um fermentado de soja muito rico em proteínas e nutrientes. Tem cheiro forte e consistência pegajosa.

Isto não é queijo, é a BABA da fermentação da soja uhauhauha socorro!

Os primeiros nattôs, no Japão feudal, eram feitos em trouxinhas de palha de arroz, onde os grãos de soja eram cozidos no vapor e depois guardados em ambientes quentes e úmidos. As bactérias da palha do arroz começam a fermentar a soja, decompõe as proteínas e formam aqueles "fios de babinha" que podem ser esticados por vários metros.

=P

O nattô é consumido com molho shoyu ou com mostarda. Os japoneses gostam de consumir a iguaria no café da manhã, junto com arroz. Nem venha achar estranho, porque eu sei que vocês já comeram biscoito Passatempo com Coca-Cola no café porque ficaram com preguiça de ir até a padaria. Apenas observo. ò.ó

Melequinha Nattô com arroz

Eu já comi nattô por livre e espontânea pressão. Achei horrível, fedido e nojento. MAS, como tudo tem seu lado bom, o nattô também tem o seu. Além do alto teor proteico, o nattô pode prevenir e te salvar de um câncer intestinal! Sério? Como? Quando o seu intestino está muito lento, os totôs começam a se acumular e seu corpo passa a absorver toxinas formadas por bactérias da putrefação. Tais toxinas podem causar lesões na parede intestinal ou até mesmo em outros órgãos, uma vez que elas são levadas pela corrente sanguínea. O nattô ajuda a proliferação de bactérias gente fina, que são antagônicas às da putrefação, refazendo a flora e colaborando com o fortalecimento do sistema imunológico. Além de tudo isso, o nattô também neutraliza algumas substâncias radioativas e seu uso é indicado antes e durante o tratamento com radio e quimioterapia.

Tapa o nariz, fecha os olhos e come! Faz bem!!!

O fios da babinha do nattô também são usados na fabricação de plásticos biodegradáveis, fibras e resinas. Nattô - mil e uma utilidades!

=P

Então pessoas, quando aquele seu amigo disser que ADORA comida japonesa (aquele que só come o salmão), dê um potinho de nattô a ele... e saia de perto quando ele abrir... Fica a dica.

Um comentário: