Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Vespa Assassina

Boo!

Olá, leitores cultos e trufados...
O post de hoje não é para causar terror, mas sim, para desmistificar um animal injustiçado.
Quem?
A vespa assassina!
Ah pronto, vai defender bandida, agora?
Não, vamos colocá-la no banco dos réus para ser julgada conforme as leis.

"Me solta, eu preciso me defender, fiz estágio com Annalise Keating!"

Há algumas semanas o povo ficou descabelado por causa de uma notícia: "VESPAS ASSASSINAS CHEGARAM AOS EUA!". E em alguns jornais ainda pediam para que o cidadão corresse e chamasse a vigilância caso topasse com uma.

Mal chegaram nos EUA e já tiraram porte de arma...

Aí junta incêndio na Austrália, Covid-19, e agora vespas assassinas, ah pronto! - citou o poeta, só falta agora o ET de Varginha chamar os friends de outras galáxias para completar o rolê.

"Chamô?"

A galera mais científica aqui no Brasil estava preocupada com o coronavírus e não deu muita bola para a tal vespa a princípio, mas aí surgiram outras notícias como: "VESPA ASSASSINA É VISTA NO NORDESTE". Ah pronto! - citou o poeta cientista brasileiro, agora vamos ter que dar pitaco para acalmar a população.

Cara dos cientistas a cada fake news que surge...

Vamos agora aos fatos verdadeiros.
Primeiramente, a nossa amiga que ocupa o banco dos réus não se chama assassina, o nome dela é Vespa-Mandarina ou Vespa-Gigante-Asiática, porque a danada veio da Ásia e tem CINCO CENTÍMETROS. Pegue sua régua aí e imagine uma marimbondão de 5 cm. Imaginou? Agora pinte o marimbondo com listras amarelo-alaranjadas. É a nossa amiguinha. ;)

Nossa little friend...

Ela tem veneno? Tem. E PODE SIM matar um humano adulto, mas precisa de várias ferroadas. Para quem não sabe, a vespa não morre após ferroar a pessoa, como ocorre com a abelha. Então, além de várias vespas poderem te atacar, uma delas pode te atacar mais de uma vez e ainda rir da tua cara de dor. Bem sádica ela.

"Oi meninas! Tutto pom? Na LIVE de hoje, vou ensinar como ferroar sem perder o ferrão!"

Na China, em 2013, houve uma onda de ataque e 42 pessoas morreram nas garras da vespa-mandarina. Um caso pontual, causado pela destruição de algumas matas onde ficavam suas colônias, e também seus inimigos naturais, como pássaros e aranhas, além do aumento da temperatura no verão naquela região, fazendo com que esses insetos se dispersassem, indo para as zonas urbanas. Inclusive um vídeo que muitos compartilharam esses dias como se fosse recente é de 2013. Então chequem as fontes antes de compartilhar e causar pânico na sua avó.

Sua avó, de saco cheio de você enviando informações falsas...

As autoridades chinesas orientam que você deve procurar um posto de saúde caso seja picado mais de 30 vezes. Imagino que seja semelhante a um ataque de abelhas. Se uma sozinha te pica, você sente dor, mas... vida que segue, quem nunca? Mas se um enxame inteiro caçar treta contigo, claro que a situação será outra. E há também as pessoas alérgicas a venenos de insetos, para essas, basta uma picadinha para causar um choque anafilático.

"Oi, percebi que só te ferroaram 29 vezes hoje, está afim de passear no SAMU?"

Mas como que essas danadas foram parar nos EUA?
Ninguém sabe. A hipótese mais plausível é que vieram de carona em containers, naquelas muambas que pedimos no eBay.

Suas muambas, que demoram uma semana pra chegar da China, mas ficam paradas 45 meses em SC

Lembrando que essas vespas só apresentam comportamento agressivo se forem provocadas.
Uai, então por que esse alarde todo dos EUA?
Porque as vespas atacam colônias de ABELHAS (aliás, hoje, 20 de Maio, é o Dia Mundial delas), que além de fazerem mel gostoso e própolis para a garganta, também são responsáveis por boa parte da polinização de inúmeras espécies de plantas, o que leva a um desequilíbrio ecológico enooorme, além de um prejuízo para a agricultura, principalmente pequenos produtores. E apesar de terem ocorrido apenas dois avistamentos da vespa nos EUA, os biólogos já espalharam armadilhas para capturar os insetos invasores e rastrear seus ninhos, possibilitando a destruição da colônia.

Infográfico explicando o pobremão das vespas-mandarinas...

"Socooorro!"

Resumo da Ópera:
- As vespas-mandarinas não estão tocando o terror.
- Elas NÃO chegaram ao Brasil.
- O vídeo do ataque rolando na net é de 2013, assim como muitas fotos de pessoas feridas.
- Se você não é alérgico, precisará de um enxame para te matar.
- Se você for alérgico, até a abelhinha do mel pode te matar.
- O maior problema dessa vespa é o desequilíbrio ecológico (e o prejuízo) que ela pode causar, pois é um animal estranho (além de grande e forte) sendo introduzido em outro ecossistema.
- Não compartilhe nada sem checar os dados.
- Veredito: a ré é inocente das acusações de homicídio doloso, respondendo apenas por perturbação da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário