Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Quokka


OIÊ!

Olá, oi, tudo bom?
Tudo sim, e com vocês?
(Chegamos ao nível de loucura apocalíptica de quarentena de respondermos nossas próprias perguntas).

"VAZA, FIA! AHAHAH"

O post de hoje será bem fofinho, para amenizar as notícias ruins. É um sopro de fofura em meio ao caos pandêmico planetário.
Vamos falar sobre o quokka.
Quik?
Não, Quokka.

"Quik! Faz do leite uma alegriaaa!"

Quem é Quokka?
Quokka é um bichinho muito fofo, da turma dos Marsupiais, parente do canguru, do koala, do serelepe, do gambá (sariguê), do diabo-da-Tasmânia e de outros bichinhos exóticos. Seu nome científico é Setonix brachyurus.

Olar...

O quokka é encontrado nas ilhas da costa oeste da Austrália, principalmente a ilha de Rottenest. Inclusive a ilha tem este nome porque o primeiro explorador holandês a chegar por lá, Willem de Vlamingh, bateu o olho no quokka e achou que fosse um ratão gigante, aí pensou "Que lugar podre, cheio de ratos, vou batizá-lo de Ninho Podre!" (rotten: podre / nest: ninho). Isso que dá não prestar atenção nas aulas de ciências, sabe nem diferenciar os bichos.

Willem de Vlamingh - moral ZERO pra falar dos fofíssimos quokkas

Nosso amiguinho mede de 40 a 50 cm de altura e pesa entre 2,5 e 5 kg, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas. O quokka é herbívoro, se alimentando basicamente de grama e folhas.

"Cê qué?"

Quokkas no zoológico da Austrália na hora do papá

As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 18 meses. Elas chegam a ter 2 filhotinhos por ano e funciona assim: a gestação dura 1 mês e nasce um trocinho chamado joey. O joey fica no marsúpio por mais seis meses até terminar seu desenvolvimento. Do lado de fora, ele passa mais dois meses ao lado da mãe, para aprender a se virar, comer sozinho, limpar o bumbum, escovar os dentes, essas coisas... Brincadeiras a parte, agora vem uma informação triste: se uma fêmea for perseguida durante essa fase do filhote no marsúpio, ela deixa o joey cair no chão, pois o barulho irá distrair o predador, dando tempo para a mãe fugir. ENTÃO PELAMOR DOS DEUSES, não persigam uma fêmea, aliás, não persigam animais silvestres, ok?

Mamãe dando vegetais saudáveis pro pequeno joey

Não preciso falar que no período colonial tinha quokka a rodo no território australiano e aí eles foram diminuindo em quantidade. Por que? Destruição de florestas, a presença de novos animais domésticos dos colonos (como gatos e cães), agricultura, expansão urbana, tudo isso colaborou com a redução da população dos quokkas, pois há séculos atrás, apenas cobras eram seus predadores naturais.

"Ai os cara chega aqui com uns cachorro deeeste tamanho,
que corre atrás de nóis, assim num dá!"

O quokka é considerado o animal mais feliz do mundo, pois parece que ele sorri o tempo todo. Muito fofinho e curioso, costuma se aproximar dos turistas para ver de perto o "que que tá rolando". Há relatos de mordidas, principalmente em crianças, mas aí é culpa dos pais, não do quokka. XD

"Botou a mão eu mordo mesmo!"

Pessoas, um planeta que abriga animais tão fofinhos assim não pode ter guerras, não pode ter pandemias, não pode ter brigas nem violência. Sempre que pensarem em quebrar a quarentena ou começarem uma III Guerra Mundial, pensem antes: "é este o planeta que eu quero pros quokkas?". Acho que não, né?

 O cara que assassinou Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro,
teria cometido o crime estopim da I Guerra Mundial
se pensasse nesta mamãe quokka e seu bebê? Não, não cometeria.

 Kamikazes do Grande Império Japonês atacariam Pearl Harbor na II Guerra Mundial
se tivessem apreciado esta foto antes? Não, não atacariam.

Os EUA jogariam duas bombas nucleares se recebessem esse singelo sorriso do quokka?
Não... as bombas não seriam lançadas...

 O General Ratko Miladic e os Escorpiões cometeriam o Massacre de Srebrenica se tivessem recebido este humilde coração das mãos de um quokka?
Não... Os Balcãs não teriam visto tantas mortes...

Osama bin Laden arquitetaria o 11 de Setembro se esta foto chegasse em suas mãos?
Jamais!

Façam esta imagem do quokka mimindo circular até alcançarmos a paz mundial... <3

2 comentários: