Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Trágulo

Bom dia!

Oiê!
Estava perambulando pela net e achei esse bichinho bem peculiar então resolvi falar um pouquinho dele pra vocês.
O trágulo, ou chevrotain, ou cervo-rato, é um cisquinho pequetito que habita algumas florestas tropicais da África, Índia e Sudoeste Asiático. Existem apenas quatro espécies, sendo a maior medindo cerca de 80 cm e pesando 10kg e a menorzinha com 40cm e 2kg. Quase um pet, né?

Família de Trágulos

Os trágulos são ruminantes primitivos, possuem 4 câmaras estomacais, mas uma delas não é muito bem desenvolvida. Acredita-se que sua estrutura pouco mudou desde seu surgimento no período Oligoceno, ou seja, há 30 milhões de anos! O.o

Oinnn

Apesar de serem parentes dos cervos, eles não possuem chifres, e possuem o canino superior bem desenvolvido.

Os caninos do macho se projetam para fora - vampirinho lindyo

O trágulo é muito caçado por causa de sua carne, e eu acredito que ele só não entrou em extinção pelas seguintes características: ele atinge a maturidade sexual aos 6 meses, ou seja, já pode fazer neném, o período de gestação é de 140 dias (aproximadamente 4 meses e meio), e após nascer o filhotinho (geralmente um), em três horas a fêmea já está ovulando de novo!!! Socorro, que bicho fértil!!!

Mamãe e teté

"Coma verduras filhinho! É saudável!"

Suas patinhas finas e curtas dão habilidade para ele pular em pedras e fugir de predadores como leopardos, falcões e grandes répteis.

Corre!!!

E pra finalizar, um trágulo albino:

 "Porque marrom é muito mainstream..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário