Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Canibalismo

"Saturno devorando a sus hijos" - Goya

Oi!
Hoje tem cenas fortes. Meu intuito é fazer vocês comerem menos no final de semana. XD
O tema é canibalismo. =P
Canibalismo é o ato de comer partes de um corpo de sua própria espécie e, no nosso caso, a espécie humana, chamamos de antropofagia.
A antropofagia tem um contexto mágico ou patológicas, não podendo ser considerada um hábito alimentar. A não ser que você seja Hannibal Lecter. <3

Boo!

A antropofagia foi relatada em diversas tribos da África, Américas, e algumas do Pacífico Sul. Na maioria delas, seus praticantes alegam que ao se alimentar da carne, eles adquirem as características do falecido, como força, inteligência, bravura, etc. No Brasil, talvez a tribo canibal mais famosa seja os Tupinambás.

Índios Tupinambás em um churrasquinho - segundo relatos de Hans Staden

Na tribo Fore, da Papua Nova Guiné, devido à falta de proteínas, passaram a realizar rituais canibais onde os homens da tribo ficavam com os músculos e as mulheres e crianças com cérebro de membros da tribo que haviam falecido. Se você lembra de suas aulas de biologia, você sabe que não é muito saudável comer o sistema nervoso de nenhuma espécie, e claro isso trouxe consequências para a tribo, que passaram a desenvolver uma doença denominada por eles de kuru. O pesquisador Dr. Carleton Gajdusek estudou a doença e descobriu que na verdade se tratava da doença de Creutzfeldt-Jakob, uma desordem cerebral que leva a tremores, paralisia, perda de memória e ataques epiléticos. Seria uma espécie de "vaca-louca" dos humanos. Essa pesquisa rendeu ao doutor o Prêmio Nobel de Medicina.

Só no tira-gosto

A pessoa também pode apresentar o comportamento canibal devido à desordens psicológicas/psiquiátricas ou por instinto de sobrevivência. Lembram daquele famoso acidente do voo da Força Aérea Uruguai 571, nos Andes, e os sobreviventes, depois de uns dias passando fome, resolveram comer os cadáveres? Pois é...

Sobreviventes do acidente nos Andes

Quanto ao comportamento patológico, ele pode ser desencadeado por uso de drogas ou por psicopatia mesmo. Em 2012, um trio parada-dura lá de Pernambuco foi preso porque estavam vendendo salgadinhos (coxinhas e empadas), feitos com carne humana. De acordo com as investigações o trio teria matado pelo menos oito mulheres, que chegavam até eles atraídas por uma proposta de emprego de babá.

Sweeney Todd fazendo escola...

No mesmo ano, um usuário de drogas foi preso nos Estados Unidos devorando o rosto do morador de rua Ronald Poppo. O rapaz, Rudy Eugene, apresentava comportamento agressivo e rosnava para as pessoas que passavam perto e tentavam intervir. A droga é conhecida como "Cloud Nine" ou "sais de banho", e um outro usuário também foi preso pelo mesmo comportamento agressivo, mas este tentou comer a mão de um policial. =o

Rudy Eugene e a vítima Ronald Poppo

Na China também ocorreu um caso semelhante, mas desta vez dentro do metrô. Um cidadão tentou comer o rosto de uma garota.

Chinês canibal

Gente, sério, não usem drogas!
E pra finalizar, tentando amenizar a postagem, uma foto do canibal mais cute e fofo do universo:

Como não amar? <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário