Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Amish

Hello!

Oi! Oi!
Tudo bem?
Quanto tempo! XD
Hoje vamos falar de um grupo de religiosos que gostam de viver isolados, usam roupas escuras e às vezes barbas longas. Não, não são judeus ortodoxos, são os Amish!

Família Amish passeando

Os Amish são um grupo religioso, cristãos anabatistas, comuns no norte dos Estados Unidos e Canadá. Acredita-se que o "fundador" dos Amish tenha sido Jacob Amman, um líder suíço Mennonita, estava insatisfeito com seu grupo e resolveu criar o seu próprio.

Jacob Amman

Os Amish são conhecidos por suas tradições peculiares e por viverem isolados da sociedade moderna. Eles estão isentos do alistamento militar, não pagam "INSS", até porque, eles não usufruem nada do governo.

"Qui cocê foi fazê no mato, Maria Chiquinha?"

Eles não usam eletricidade, ou seja, sem TV, sem computador, sem videogame, sem secador de cabelo, etc. Também não utilizam carros, apenas carroças. Tudo isso é estabelecido pelo Ordnung ("ordem" - um conjunto de regras não escritas, transmitidas oralmente de geração à geração).

Carruagy de fuego...

Atualmente os Amish se renderam à modernização das fazendas, permitindo a presença de geradores de energia para a ordenha das vacas. Se precisarem se locomover por grandes distâncias (única e exclusivamente por NECESSIDADE), eles podem utilizar ônibus ou outros transportes.

Amishes ajudando uns aos outros na construção de um celeiro

Quanto ao vestuário, eles alegam que as roupas e tecidos simples mantém longe a inveja e o orgulho, além de economizar tempo e dinheiro com "futilidades". Os homens casados devem ter barba, mas não bigode, pois "el bigodón" está associado aos militares. As moçoilas não cortam os cabelos e quando casam, os mantém cobertos com uma touquinha.

Mamães assistindo apresentação dos filhos numa escola na comunidade Amish

Às vezes os Amish precisam se deslocar para comprar alguns itens, uma vez que não são auto-suficientes. Eles sempre dão preferência às pequenas mercearias do que grandes redes de supermercados. Sempre que chegam em suas carroças, atraem os olhares curiosos dos turistas.

"Vamo passeá no bosque, enquanto seu lobo num vem!"

Algumas carroças receberam sinalizadores para evitar acidentes nas estradas... Porque né... Esse troço preto, na escuridão da noite, impossível de ver de longe... O.o

Os namorinhos começam cedo e os jovens são que escolhem seus futuros esposos e esposas. Até porque, não tem muita opção mesmo... XD
A "festa" do casamento geralmente ocorre na casa dos pais da noiva e lá que os pombinhos vão passar a noite de núpcias. Que falta de privacidade. E uma coisa interessante é que azul é a cor preferida das mocinhas Amish para o seu vestido de noiva.

 Sim, é o vestido de noiva...

Os Amish também são famosos por suas colchas de patchwork. Antes você as comprava baratinho, aí eles descobriram que alguns comerciantes as compravam e revendiam por um preço absurdo e resolveram aumentar o seu valor. Tá certo!

Tia tecendo uma colcha

E pra finalizar com chave de ouro, fiquem agora com um flagra de um mocinho Amish ajudando a construir um celeiro:

#partiu #EUA #Amish #celeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário