Páginas

domingo, 20 de março de 2016

Tanuki

Estão sentindo essa coceira? Essa vontade de espirrar?
Tapem o nariz pois é hora de tirar a poeira do blog!
Gente, quanto tempo sem postar, né?
Bom, depois de anos, séculos, probleminhas, problemões... eis que o CcT volta... :)
E o assunto de hoje é TANUKI!

Mas eu tava num cochilo tão bão...

Tanukis são canídeos (sim, é primo do lobo e do catioro) típicos do Japão, Manchúria e parte da Sibéria. Ele também é conhecido como cão-guaxinim, por se parecer muito com este. Chegaram de mala e cuia na União Soviética, se filiaram ao partido de Lenin e por lá começaram a procriar. Viajaram mais um pouco pelos países Bálticos e Escandinavos, chegando até a França e Itália. Creio que aproveitaram bem as milhas do cartão de crédito.

Com essa carinha fofa, eles chegam junto e já se instalam sem muitos rodeios

Chegam a medir 65 cm quando adultos e pesam de 4 a 10kg. Na floresta eles chegam a 4-5 anos, mas em cativeiro conseguem viver até 11, por não terem predadores, além de ter sempre comida e cama quentinha. Uma fêmea pode criar até 5 filhotinhos por gestação.

Tetés

No Japão os Tanukis também fazem parte da mitologia e crenças populares. São descritos como travessos, alegres e metamorfos. É muitas vezes representado com uma garrafa de sakê numa mão e uma nota promissória em outra (que ele nunca paga, aliás). Sua estátua é muitas vezes colocada na porta de bares e restaurantes, pois acredita-se que atrai clientes.

"Devo, não pago. Nego enquanto puder."

Uma característica peculiar do Tanuki é que ele possui testículos bem grandes. E no folclore, tal característica é ainda mais exacerbada. Acredita-se que se esticá-los (ui!), eles ficam do tamanho de 8 tatamis (sim, japonês tem mania de medir coisas por tatamis, tipo "Nossa, minha casa é enorme, ela mede 35 tatamis!). E com o testículo nesta proporção toda, o Tanuki os usa como rede de pesca, capa de chuva, cobertor e até mesmo paraquedas.

É... Não sou capaz de opinar...

O Tanuki também tem participações em jogos e desenhos japoneses. Sabe a roupa de raposinha do Mario (não o do armário, mas o irmão do Luigi)? Então, não é uma raposa, é um tanuki. Chorem.

"It's me! Tanooki!"

No desenho Pom Poko, do Studio Ghibli, podemos ver a versatilidade do uso de suas bolsas escrotais. Uhauhauha, gente, sério... XD

"Para o alto, e avante!"

Sim, o paraquedas é o testículo... O.o

E agora me digam...

Como...

...não...

...amar??? <3


Um comentário: