Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Halloween

Abobrinhaaa

Bom dia, bom dia!
Como vai você? Eu preciso saber...da sua vida...
Bom, o tema de hoje vai ser sobre um feriado, uma comemoração, uma festa, um sabbath, tudo isso e muito mais: o Samhain. Oi? Pensei que fosse Halloween! mimimi
Primeiramente o Halloween é a comemoração que sobreviveu do Samhain depois das invasões do cristianismo nas terras celtas. Então vamos falar do Samhain para vocês entenderem o Halloween.

Abóboras à venda para homens, mulheres e crianças. Maior de 105 anos não paga, mas também não leva!

Samhain, que se pronuncia "souwen", é um festival pagão celta que marca o fim da época de colheita e a chegada do inverno ou "metade sombria do ano". Ai que medo! É o momento propício para começar a estocar alimentos para a passagem do frio. Comemora-se entre o Equinócio de Outono e o Solstício de Inverno, OU SEJA, no Hemisfério Norte, seria do pôr do sol de 31 de Outubro ao pôr do sol de 1º de Novembro. Enquanto aqui, no Hemisfério Sul, seria do pôr do sol de 30 de Abril até o de 1º de Maio.

Antigos Celtas celebrando o Samhain

No Samhain são acesas fogueiras (ou tochas) para purificar e limpar. Acredita-se que nesta época, o "portal" do mundo dos mortos esteja aberto, e que os espíritos sejam guiados pela luz das chamas. Oferendas de alimentos e bebidas são deixados num altar para os que já foram. O Samhain também é marcado como o "Ano Novo" para as tradições celtas.

Comemoração do Samhain atualmente

Quando os romanos chegaram lá nas ilhas celtas, resolveram "roubar" o feriado e fazer do jeito deles. Claro, obrigando os nativos a fazer igual, senão, era morte na certa. O dia 1º de Novembro virou o Dia de Todos os Santos, e o dia 2 virou Dia de Todas as Almas ou Finados, que até hoje são comemorados, inclusive no Brasil, onde as pessoas levam oferendas (flores e arranjos) para os seus entes falecidos nos cemitérios. E no México, no dia 2, comemora-se o Dia de Los Muertos, sendo uma mistura de costumes cristãos e herança dos astecas e maias.

Cemitério brasileiro com oferendas

Cemitério no México... Lá a galera empolga...

Lá a galera passa maquiagem...

...O.O... Serenata no cemitério... Brasil, supere isto!

Nas ilhas celtas, as pessoas se vestiam como "espíritos do inverno", iam até as outras casas e recitavam poemas em troca de comida para estocar. Acreditava-se que fazendo isso, os espíritos concederiam boa sorte. Na Irlanda, um homem se fantasiava de branco e ia com um crânio de cavalo na cabeça (mula com cabeça kkk) e era seguido por jovens que passavam de casa em casa pedindo alimentos. Os fazendeiros doavam também com a crença que teriam boa sorte na próxima colheita.

<3

A tradição de sair fantasiado na rua pedindo doces e acúmulos de cáries, começou no século 20, marcando a popularização do Halloween. Foi também quando começaram a esculpir rostos bisonhos em abóboras (na América do Norte, pois na Europa usava-se nabo), pois acreditavam que as imagens formadas pelas chamas nestes rostos assustariam os espíritos ruins. Essas abóboras são chamadas de Jack Skellington O' Lantern.

"Sai pra lá trem ruim!"

Altar moderno para oferendas no Samhain

Então, resumindo: o Samhain é uma celebração religiosa, e o Halloween seria a comemoração moderna do festival pagão. Hoje crianças saem fantasiadas pedindo doces e muitos nem sabem o real significado. Mas até aí tudo bem, muitos acham que Natal é só para trocar presentes mesmo. XD

Travessuras ou gostosuras?

Ah, vale lembrar que as travessuras também começaram no século 20. Antes a galera era mais comportada. Até porque os fazendeiros doavam comida porque acreditavam que teriam bons frutos na próxima colheita. Mas como ameaçar um morador do subúrbio em Nova York? Com travessuras e trollagens, óbvio!

Casa vítima de travessuras...

Como fazer então sendo um pagão que segue o panteão celta, morando no Hemisfério Sul? Olha, eu particularmente, no quesito religioso, sigo o calendário Sul. Porém quando se trata de festa, e o Halloween é uma festa, aí eu comemoro com o Norte mesmo, afinal, ninguém vai me dar doces no dia 30 de Abril... Aliás, ninguém vai me dar doces em dia nenhum, porque eu já passei da idade. XD
E um recado para aqueles religiosos fundamentalistas que tentam tirar o Halloween do Brasil e dos cursinhos de inglês, alegando que é um feriado gringo: Jesus é gringo, ele nasceu no Oriente Médio.
Beijos.

Sua inveja fundamentalista bate na minha fantasia de abobrinha e volta em forma de muito amor e purpurina! Kisses and hugs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário