Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2020

Catedral de São Basílio

Um bolo de cake!

Oi!
Fiquei muito tempo sem postar por motivos de: falta de assunto.
Hoje vou falar de um negócio, uma construção, que todo mundo chama de Kremlin, mas na verdade está todo mundo errado. Pois é. Chorem.
O tema de hoje é a Catedral de São Basílio, em russo: Собор Василия Блаженногo, se você não lê o alfabeto cirílico, junte-se a mim, e vamos continuar o texto em português mesmo...

Dostoievski observando você fingindo que manja tudo de russo...

Catedral de São Basílio é aquela igreja linda, com cúpulas que parecem cupcakes, toda colorida, igual um Castelo Disney.

Ano Novo na Disney Moscou

Mas gente, isso não chama Kremlin?
Não.
Próxima!

"Você quer brincar na neviii?"

Um resumo do que é o Kremlin, para vocês não ficarem tristes: Kremlin é uma cidadela, um complexo fortificado para proteger quem mora lá. Quem? Antes, os grão-duques e os czares. Hoje, no Kremlin de Moscou, o excelentíssimo senhor Vladimir Vladimirovitch Putin, ex-agente da KGB, atual presidente da Rússia, quem sou eu para falar mal? Lindíssimo. Sem defeitos.

 Vlad em seu urso, sagaz, veloz, autêntico!

 Vlad descansando, todos merecem um lugar ao Sol!

Vlad usou? Virou moda! Fashionist

"Amei o post! Só coisas boas!"

No Kremlin de Moscou tem palácios, igrejas, um campanário e algumas catedrais, e nenhuma delas é a de São Basílio, ok? Seria o equivalente ao nosso Planalto em Brasília, sabem? Tem os ministérios, secretarias e a sede do governo da Federação Russa.

Está vendo a Catedral de São Basílio aí? Não, né? Porque ela não fica no Kremlin! Rá!

Ok. Agora que vocês sabem o que é Kremlin, vamos para o tema do post.
A Catedral começou a ser construída em 1555 e foi finalizada em 1561, sob ordens de Ivã IV, sim, o tal do "Ivã, o Terrível".

Retrato de Ivan IV, por Viktor Vasnetsov

Ivã IV era Grão-Príncipe de Moscou e após 1547, passou a governar a Rússia com o título de Czar.
Após conquistar duas cidades importantes, Kazan e Astracã, ele teve uma ideia maravilhosa: BORA CONSTRUIR UMA CATEDRAL! Claro, por que não? Invade território, mata pessoas e depois constrói uma igreja. Justo.

Ivanzinho nem tão terrível assim...

Aí ele chamou dois arquitetos, Postnik e Barma, e pediu um projeto de uma catedral com oito capelinhas rodeando uma capela principal, chamada de Capela de Intercessão. Cada capela menor é dedicada aos santos relacionados às festas para celebrar a vitória de Ivã em Kazan. Rimou. E as cúpulas que parecem cupcakes na verdade simbolizam chamas de fogueiras em direção aos céus.

Cupcakes! Chamas de uma fogueira czarista!

Agora vem a parte surpresa plot twist carpado: a catedral NÃO se chama São Basílio. O nome verdadeiro dela é: Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos Sobre o Fosso. E o fosso nem existe mais... São Basílio é apenas uma das 8 capelinhas menores. Na verdade, a menor delas.

Esta verde da frente, pequetitinha...

A Catedral já foi o edifício mais alto de Moscou, até a construção do Campanário de Ivã (este sim fica no Kremlin). Sabem como é, o ser humano não pode ver um prédio alto que AH MAS EU PRECISO CONSTRUIR UM MAIS MAIOR DE GRANDE!

O Campanário do Ivã, mas desta vez, o III...

A construção quase foi ao chão várias vezes: incêndios, tentativa de explosão por parte dos soldados de Napoleão, e por fim, quando o regime soviético tentou eliminar todo símbolo religioso da cidade. Inclusive quiseram derrubá-la para abrir espaço para os tanques de guerra passarem nos desfiles. Um arquiteto chamado Baranovski convenceu Stalin de que não era um boa ideia, e a Catedral foi transformada em museu. Quase, hein?

O moço que salvou a Catedral...
Obrigada, Baranovski!

À título de curiosidade, reza a lenda que Ivã, o Terrível, sofria de transtornos mentais e tinha acessos de raiva. Após a construção da Catedral, ele teria mandado cegar o arquiteto Postnik, para que ele nunca mais construísse algo tão lindo quanto a tal obra. Porém, como Postnik participou de outras construções czaristas em Kazan, creio que não passa de lenda mesmo, apenas para elevar a fama de cruel do czar.
E mais uma foto para vocês apreciarem:

Parece de brinquedo... *___*

Um comentário: